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EM Ana das Neves de Freitas - foto atual

A escola foi inaugurada no dia 31 de março de 1977. Seu espaço físico era constituído de quatro salas de aula, dois banheiros, dois depósitos, uma cozinha e depósito para merenda, sala dos professores e secretaria.

No dia 08 de julho de 1977 o então prefeito de Goiânia, Dep. Francisco de Freitas Castro assinou o decreto com a Lei 5.267 Art. 1º no qual ficou denominada “Ana das Neves de Freitas” em homenagem a Dona Ana, (já falecida) mãe do prefeito de Goiânia, na época (Francisco de Castro).

A Escola Municipal de 1º Grau “Ana das Neves de Freitas” fica na rua C-6 Nº99 Parque das Laranjeiras em Goiânia.

A primeira diretora foi a profª. Gislaine Ferro que atuou durante um ano; os cursos oferecidos eram apenas o primário e uma sala de supletivo da 1ª fase.

Carmosina da Rocha Aguiar assumiu a direção em 1978 a 1980, havendo aí, uma intervenção, pela profª. Neide durante dois meses, até que resolvesse o impasse, que surgiu na época, devido à indicação do nome a direção da escola.

Na época havia representação estudantil, ou seja, o Centro-Cívico era o meio de reivindicações dos estudantes.

Funcionava o curso primário nos turnos matutino e vespertino, com quatro turmas, e, no noturno, 5ª e 6ª séries.

Em 1981, a profª. Ledroneta Maria dos Santos assumiu a direção por um período de dois anos, em seguida, Vilma Leite administrou durante três anos.

A escola ganhava duas salas de aula e não contava mais com o apoio do Centro-Cívico.

Com a aprovação do estatuto do Magistério, os diretores passaram a ser eleitos pela comunidade escolar por um período de três anos, podendo ser reeleitos.

Após aprovação do documento a primeira diretora eleita foi Floracy Borges Aires, que atuou durante dois mandatos.

Nesta época a escola era cercada de alambrados (tela).

Em 1990 a profª. Clarice Alves de Souza assumiu a administração da escola por seis anos consecutivos.

A escola foi ampliada com mais três salas de aula, para atender a demanda dos alunos que procuravam à escola.

Houve uma gincana promovida pela Secretaria da Educação e a escola conseguiu classificar em 1º lugar, ganhando como prêmio a quadra de esportes. Conseguimos ampliar também o terreno da escola, aumentando assim o seu espaço físico e também fazer todo o muro da escola. Mais tarde construímos uma biblioteca para atender melhor os nossos alunos em termos de pesquisa. Calçamos o restante do pátio para melhorar o espaço do recreio. Através de muita luta trouxemos para a escola uma banda de música para despertar o gosto e interesse pela música.

Através de campanhas com toda Comunidade Escolar, conseguimos verbas para a compra de materiais para a cobertura da quadra.

Com a colaboração de todos e o empenho dos alunos em uma gincana promovida pela escola, arrecadamos sucatas (latas vazias) num total de 159.000 latas, compramos um computador para a escola.

Em 1996 a profª. Dometila Elcain foi eleita diretora da escola, a direção e os alunos da 8ª série fizeram uma entrevista com o secretário Jhonatan Silva e conseguiram apoio, para que, a Secretária de Obras da Prefeitura executasse cobertura da quadra.

A escola foi contemplada com o PDE (Plano de Desenvolvimento Escolar), quando foram adaptadas as salas temáticas em áreas específicas: para Lingua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Em 1998 foi implantado o Laboratório de Informática com assessoria da Futurekids, que, oferecia curso de informática aos professores, e esses elaboravam projetos que eram repassados aos alunos dentro de cada disciplina. Também em sua gestão foi ampliado o terreno da escola através de um pedido ao IPLAM que, após alguns estudos concordou com a reivindicação, e a Secretária de Obras da Prefeitura, fez novo muro aumentando, então, a área do terreno da escola em mais 450 m².

Foi durante a sua gestão que a escola foi contemplada com o PAPE (Projeto de Ampliação do Prédio Escolar), quando parte da escola foi reformada, e todo o mobiliário foi trocado. Neste período a escola funcionou em salas da Igreja, no turno matutino e noturno, e o vespertino no Colégio Estadual Naly Deusdará até que terminasse a reforma.

No ano 2002, a professora Maria Regina Fiúza de Melo Pinto foi eleita diretora, assumindo em 01/01/2003. Em seu primeiro ano de mandato, juntamente com toda a comunidade, trabalhou intensamente para reabertura da Biblioteca Cora Coralina e do Laboratório de Informática, agora, sob assessoria da própria SME.

A Biblioteca foi reinaugurada em um novo espaço, com novo mobiliário, televisão e vídeo.

A Escola optou em continuar com o PDE, utilizando esta verba para melhoria das salas temáticas e do Laboratório de Informática.

Juntamente com a comunidade escolar, foi implantado, em agosto de 2003, o Projeto “Segundo Tempo”, financiado pelo Ministério do Desporto, onde os alunos eram atendidos em contra turno, os alunos da Escola que queiram participar de atividades esportivas, culturais e/ou recreativas.

Trabalhamos junto à Comunidade no sentido de melhorar a segurança escolar tanto na parte física quanto humana, e, para tanto, no ano de 2004, trabalhamos o Projeto Paz, dividido em três momentos: Paz na Família, Paz na Escola e Paz na Comunidade. Em 2005, trabalhamos com o tema central: QUALIDADE DE VIDA.

Uma série de ações como: palestras filmes e textos foram desenvolvidos junto aos alunos no sentido de uma ampliação à Qualidade de vida e Valores Humanos nos seus aspectos físico, intelectual, sócio-econômico, moral, político e religioso.

Em dezembro de 2005, a professora Maria Regina Fiúza de Melo Pinto foi reeleita, para o período de 2006 a 2008.

Para o novo mandato 2006/2008, então, ficaram como propostas: Melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem através do Projeto Político Pedagógico, cujo tema central foi “VALORES HUMANOS” e a efetivação juntamente à SME, de uma reforma nas instalações elétricas, hidráulicas e quadra de esportes.

Em 2006, o Ciclo I retornou para a escola, no turno vespertino, o que muito nos alegrou. Passamos então, a oferecer modalidades Ciclos I, II e III, no diurno, pois devido à baixa demanda de alunos para o período noturno, o mesmo não funcionou a partir deste ano.

Atendiamos 432 alunos de 6 a 14 anos divididos em quatorze turmas de acordo com a idade e conhecimento do educando.

Em 2008, resolvemos ampliar o tema central de nosso PPP para “VALORES HUMANOS”, pois nos preocupava a crise na esfera das relações humanas que vem se tornando um obstáculo para o bom desenvolvimento psico- social do homem, e a conscientização das agressões que este tem feito ao Meio Ambiente, a si próprio e aos outros sem medir as conseqüências colocando em risco o futuro do nosso planeta e consequentemente de nossas vidas.

Em 18 de dezembro de 2008 a professora Orgélia Maria Rosa de Souza foi eleita para direção, no período de 2009 a 2011.

Após avaliação dos pontos positivos da gestão de seis anos da Professora Maria Regina e da necessidade de modificarmos alguns pontos e aspectos no processo pedagógico da escola optamos por trabalhar com um tema que propiciasse uma reflexão dialética aos educandos e familiares sobre posturas e hábitostendo em vista que farão a diferença no processo de relacionamento e amadurecimento das nossas atitudes.

Portanto o tema do PPP para 2009 foi: “HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA”.

Para o mandato de 2009 à 2011, então, ficaram propostas: Melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem, principalmente com relação à alfabetização através do Projeto Político Pedagógico efetivação da construção de uma sala juntamente à SME para atendimento individualizado, de uma reforma nas instalações elétricas e hidráulicas, redução do índice de indisciplina escolar, aumento da participação dos pais ou responsáveis na vida escolar dos educandos, informatização da Biblioteca, criação de uma rádio escola e formação continuada para os professores.

Veja também o vídeo que conta a história da nossa escola:
http://www.youtube.com/watch?v=JGba476B88A

 
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